domingo, 13 de janeiro de 2013

Congonhas

Hoje é dia de conhecer a pequena Congonhas...

O tempo estava favorável e o café da manhã no Hotel estava delicioso (Max Mazza Hotel), e mesmo o hotel estando localizado no centro da cidade a noite foi muito tranquila, não há barulho de madrugada e o hotel conta com janelas de vidro que impedem o barulho excessivo noturno de um sábado, já que infelizmente...na nossa opinião...os moradores curtem um funk em alto e muito alto som e isto não é só de noite...durante o dia é frequente carros com funk bem alto...

Vamos aos pontos de visitação que é o que realmente interessa.
Fomos a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde há os 12 Profetas na escadaria e as 6 Capelas dos Passos na área externa do Santuário...a Igreja internamente é linda, o altar-mor possui uma beleza inexplicável, infelizmente fotos não são permitidas. As Capelas foram uma atração a parte, para mim foi maravilhoso, na última vez que estive aqui há muitos anos as peças estavam sendo restauradas e não as vi na sua totalidade, bem como a pintura do teto da Basílica...para os meninos foi maravilhoso, o encantamento era visível.

Basílica Bom Jesus de Matosinhos


Estando na Basílica não tem como não se envolver com a história do artesão Aleijadinho. Em uma das lojas havia um artigo em que se falava da vida do artista, interessante ver a foto do artesão que foi deformado por uma doença desconhecida e saber que estudos mostram que nem todas as obras foram confeccionadas apenas por ele, e sim que ele tinha ajuda de discípulos, da mesma forma que as esculturas foram pintadas pelo mestre Ataíde em 1808 e as que se encontram nas 3 últimas capelas se desconhece o autor das pinturas, já que a construção destas 3 capelas se deram em 1875. São obras lindas, vale muito a visita.



Artesanato só vimos realmente na lateral da Basílica em casinhas antigas e muito bem conservadas...mama Iole, aqui você com toda certeza completaria seu aparelho de jantar.



Almoçamos no Restaurante Casa da Ladeira, comida mineira e vista para a Basílica...boa pedida.

Fomos a mais duas igrejas e na Romaria, não estavam abertas para a visitação.

Romaria

Igreja São José

Matriz Nossa Sra. da Conceição

Na cidade não há muito mais o que fazer, a pedida seria ir embora, ou como li num outro blog "ver os profetas e sair correndo"...rsrs...mas resolvemos descansar, sair para jantar e curtir este momento família.

Um dos momentos quarto de hotel e descanso...foi de amasso e brincadeiras...videogame e televisão.


De noite a escolha foi ir até a Basílica novamente e jantar no Restaurante Cova do Daniel que fica ao lado...pizza excelente, vem na pedra muito quente e mantém o calor por muito tempo...fotos...perdoem, mas a pizza demora de 40 a 45 minutos e a fome era bem maior...vale a pena, mas vá preparado para esperar muitoooooo...e vale mais ainda porque a Basílica com a iluminação a noite é um atrativo à parte.


Hora de mandar um abraço para todos e cair na cama....felizesssssssssss










2 comentários:

  1. Adorei as fotos em especial do meu garoto de braços abertos , como é seu coração!
    Vou ter que voltar para completar meu aparelho de jantar...boa desculpa hein???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos passar por Resende Costa também....preciso voltar lá...rsrs

      Excluir