Hoje foi dia de conhecermos a pequena, linda e charmosa Tiradentes.
Muita chuva nos acompanhou ao longo do dia...acabamos desistindo de fazer o passeio de Maria Fumaça também devido a densa neblina, mas encontramos com ela em Tiradentes e pudemos registrar sua beleza.
Nos rendemos ao passeio de charrete já logo na praça central, não teria como percorrer a pé...o chão é muito irregular e estava escorregadio.
Os olhinhos do pequeno brilharam e não hesitou nem um segundo em ir sozinho na frente com o cocheiro e lógico segurando a rédea do cavalo "Campeão".
![]() |
Chafariz Colonial |
Conhecemos a Igreja dos Brancos - Matriz de Sto. Antônio...infelizmente as fotos do interior não são permitidas devida a alta quantidade de ouro que há lá dentro...cobram 5 reais por entrada para manutenção histórica.
Muito interessante foi o relato do significado "eira e beira" dos telhados, a casa que não as tinham eram casas de famílias pobres, casas que só tinham eiras eram classe média e as que possuíam eira e beira eram casas de nobres, desta forma os cobradores de impostos ao chegarem sabiam o valor a ser cobrado, o não cumprimento desta norma acarretava prisão ou até mesmo a forca...da mesma forma quando um homem pedia uma mulher em casamento pela sua casa o pai dela sabia a classe podendo recusar o pedido...desta norma surgiu o termo "sem eira nem beira"
Assim como o termo "feito nas coxas" é originário da mesma época em que as telhas de barro eram confeccionadas nas coxas das escravas, desta forma eram irregulares e sem perfeição.
![]() |
Matriz de Sto. Antonio e ruas adjacentes |
Fomos a Igreja dos Negros - Igreja do Rosário dos Pretos...nela os escravos conseguiram usar um pouco do ouro que traziam escondido nos fios do cabelo, embaixo das unhas...e nela os brancos não entravam, o único branco que entrava era o Padre (na época não existiam Padres Negros) e por segredo de confissão a ele não era permitido relatar o que ocorria aos brancos.
![]() |
Igreja do Rosário dos Preto |
Depois de todo o passeio cultural andamos pelas lojinhas do Centro e como ninguém é de ferro fomos almoçar...o restaurante Tutu na Gamela foi uma excelente pedida logo no trevo de Tiradentes, comida típica mineira feita no fogão a lenha, atendimento excelente e lugar encantador...tudo isso finalizado com doce de leite e queijo de fabricação própria.
![]() |
Tutu na Gamela |
Passear, viajar, conhecer a história e sabores de cada local é uma recordação única...adoramos olhar tudo, vasculhar as lojinhas e lembrar das pessoas queridas...hoje em uma das lojinhas encontrei um cantinho enlouquecedor, ficamos ali olhando e lógico que registrei especialmente para a pequena Luana...fica aqui pequena registrado nosso encontro.
Agora estávamos aqui no Hotel...é simples, econômico, mas aconchegante e o atendimento é excelente e prestativo..Hotel Cristo Rei - São João Del Rei...e pensando no que jantar...aqui não tem muita opção noturna, fomos surpreendidos com o convite do dono do Hotel para lancharmos com eles na área comum...a pedida uma linguiça caseira na brasa...o pequeno mais do que rápido nos olhou e aceitamos...bora comer e prosear.
Aproveito para deixar aqui registrado aonde é a brasa do Hotel...rsrs...tirei esta foto pela manhã porque fala se não é um sonho...
Continua....rsrsrs...por mais alguns dias...delícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário